SOBRE O CURSO

Curso sobre Apraxia de Fala na Infância (AFI) e Sessões Práticas

Apraxia de Fala na Infância: Raciocínio Clínico no Diagnóstico Diferencial e Tratamento com ênfase no DTTC

Este curso de dois dias é projetado para abordar a avaliação e tratamento da apraxia de fala na infância (AFI), um transtorno dos sons da fala cada vez mais reconhecido, causado pela dificuldade no planejamento e na programação dos movimentos para a produção da fala. A pesquisa clínica sobre a natureza, avaliação e tratamento deste transtorno é relativamente nova, e muitos clínicos ainda não têm certeza de como diagnosticar ou tratar crianças com AFI.
O curso inclui uma breve revisão dos modelos de produção da fala e onde os déficits associados à AFI ocorrem. A natureza da programação motora da fala é discutida, e os participantes praticarão tomadas de decisões clínicas com base na natureza da dificuldade de programação. Estratégias de avaliação, especialmente a avaliação dinâmica, serão descritas e modeladas. O segundo dia foca no tratamento, com ênfase no DTTC (Dynamic Temporal and Tactile Cueing). Como os princípios de aprendizagem motora são incorporados ao DTTC e muitas outras abordagens de tratamento recentes, eles são introduzidos e discutidos no contexto da tomada de decisão contínua durante a intervenção. Devido ao grande número de participantes, este curso será principalmente de palestras, no entanto, modelagem de estratégias de avaliação e tratamento, bem como exemplos em vídeo serão usados para melhorar a aprendizagem.

Objetivos do Curso

Após este curso, os participantes serão capazes de: Explicar a natureza do déficit de programação motora na Apraxia de Fala na Infância (AFI);
Listar as características não discriminativas e discriminativas de AFI; Descrever tarefas de avaliação importantes que levam ao diagnóstico diferencial da AFI;
Descrever por que os participantes podem escolher um método de tratamento mostrado como eficaz para AFI em relação a algum outro;
Descrever e demonstrar a hierarquia e estratégias de pistas no DTTC;
Explicar a justificativa e o procedimento para testes de sondagem para medir ou monitorar o progresso terapêutico

Dias com momentos de Prática Clínica

Dois dias clinicamente orientados idênticos (limitados a 50 indivíduos cada dia) serão realizados após o curso geral de 2 dias. Isso é para fornecer a oportunidade de praticar a avaliação dinâmica; escolher alvos de tratamento; e projetar maneiras de medir o progresso. A ênfase será na prática do uso da hierarquia e estratégias de pistas do DTTC.