Este curso de dois dias é projetado para abordar a avaliação e tratamento da
apraxia de fala na infância (AFI), um transtorno dos sons da fala cada vez mais
reconhecido, causado pela dificuldade no planejamento e na programação dos
movimentos para a produção da fala. A pesquisa clínica sobre a natureza, avaliação e
tratamento deste transtorno é relativamente nova, e muitos clínicos ainda não têm
certeza de como diagnosticar ou tratar crianças com AFI.
O curso inclui uma breve revisão dos modelos de produção da fala e onde os déficits
associados à AFI ocorrem. A natureza da programação motora da fala é discutida, e
os participantes praticarão tomadas de decisões clínicas com base na natureza da
dificuldade de programação. Estratégias de avaliação, especialmente a avaliação
dinâmica, serão descritas e modeladas. O segundo dia foca no tratamento, com
ênfase no DTTC (Dynamic Temporal and Tactile Cueing). Como os princípios de
aprendizagem motora são incorporados ao DTTC e muitas outras abordagens de
tratamento recentes, eles são introduzidos e discutidos no contexto da tomada de
decisão contínua durante a intervenção. Devido ao grande número de participantes,
este curso será principalmente de palestras, no entanto, modelagem de estratégias
de avaliação e tratamento, bem como exemplos em vídeo serão usados para
melhorar a aprendizagem.
Após este curso, os participantes serão capazes de:
Explicar a natureza do déficit de programação motora na Apraxia de Fala na
Infância (AFI);
Listar as características não discriminativas e discriminativas de AFI;
Descrever tarefas de avaliação importantes que levam ao diagnóstico diferencial da
AFI;
Descrever por que os participantes podem escolher um método de tratamento
mostrado como eficaz para AFI em relação a algum outro;
Descrever e demonstrar a hierarquia e estratégias de pistas no DTTC;
Explicar a justificativa e o procedimento para testes de sondagem para medir ou
monitorar o progresso terapêutico
Dois dias clinicamente orientados idênticos (limitados a 50 indivíduos cada dia) serão realizados após o curso geral de 2 dias. Isso é para fornecer a oportunidade de praticar a avaliação dinâmica; escolher alvos de tratamento; e projetar maneiras de medir o progresso. A ênfase será na prática do uso da hierarquia e estratégias de pistas do DTTC.